Na vida de comunidade é importante criar memórias para recordá-las ao longo dos anos.
Em 1876, um grupo de irmãos se reunia no Consistório de São Benedito, na paróquia de São Tiago e N. Sra. do rosário, na freguesia de Inhaúma, com dedicação ao culto religioso e devoção a São Benedito e N. Sra. do Rosário.
Em 1886, dez anos depois, com 31 integrantes, surgiu a Irmandade de São Benedito de Pilares, sob a orientação do vigário Yamorim José de Oliveira Rosa. Um dos integrantes ligado a família Zieze, proprietária da chácara “quinta de santana”, compreendida entre o Largo de Pilares e a rua Marta da Rocha, recebeu a doação em nome da irmandade para a reconstrução da capela no local.
No alto do morro, centro de pilares, nome recebido por existir um casarão com muitos pilares, onde amarravam-se cavalos, existia uma pequena capela, num dos terrenos doados.
Em 1990, com a primeira ata, passou-se a registrar todos os assuntos que visavam o bem comum da comunidade e o crescimento religioso dos irmãos bem como a administração dos bens patrimoniais da irmandade. De posse dos terrenos a mesma dividiu-os em lotes e como não havia recursos, foram sendo vendidos ao longo dos anos, a fim de investir na remodelação da capela.
Em 1917, a mesma foi reformada por se encontrar em estado precário e recebeu como capelão o padre Camilo de Barros, contratado pela irmandade. Foi doado à prefeitura um corte do terreno para recuo da av. Suburbana e cercamento do terreno da igreja e um portão para evitar invasões. A capela recebeu a imagem do Sagrado Coração de Jesus e a foto da sra. Francisca Zieze, que veio a falecer neste mesmo ano.
Em 1919, deu-se início ao catecismo e oferecido um espaço da capela ao diretor da instituição municipal para atender uma escola gratuita para crianças carentes.
Em 1929, a irmandade recebeu a presença de outro capelão, padre Brito Franco que celebrava as missas em dias santos. Foi autorizado a fazer o primeiro batismo e ensinar o catecismo. Em dezembro deste mesmo ano, a prefeitura concedeu a licença para iniciar as obras da construção da paróquia.
Em 1930 a irmandade determinou que se comemorasse em abril ou maio a festa em devoção a são Benedito e em setembro ou outubro a festa de N. Sra. do Rosário.
Em 1931, a Cúria autorizava a permanência do Santíssimo Sacramento na capela.
Com a venda dos terrenos deu-se início a construção e em 19 de março de 1934 com o apoio do padre José Joaquim Lucas, a irmandade inaugurou a paróquia de São Benedito de Pilares e lhe concedeu o título de cidadão benemérito. Foram cinco anos de construção, mas que ainda apesar de inaugurada faltavam alguns complementos. No mesmo ano, em outubro, foi vendido mais um lote de terra para ser construída a casa paroquial. As obras começaram em janeiro de 1935, mas só foi liberada pela prefeitura em outubro do mesmo ano.
Em 13 de fevereiro de 1936, a prefeitura deu o habite-se e a chave entregue ao vigário Padre José Maria César Córrea e ao provedor Manuel de Souza Neves.
Em 1967 foi aprovada a obra da torre da igreja, como também a sala catequética criada pela catequista Igeny Rizik, e tão logo se iniciaria a construção da capela das almas.
Em 1968 a irmandade doou outra faixa do terreno que recebeu do sr. Luiz Christóvão Zieze ao estado para a construção da 2ª pista da av. Suburbana, com todo direito, ação, domínio e posse que tem sobre a área de recuo.
Em 14 de novembro de 1971 é inaugurado o salão social da irmandade e o primeiro conselho paroquial sob a orientação do padre e provedor José da Costa Grillo.
Em 1972 foi inaugurado o Núcleo Recreativo Raiozinho de Sol com 25 crianças dos filhos dos assistidos pelos vicentinos. No mesmo ano recebemos a visita dos descendentes da sra. Fracisca Zieze, José Fernando Zieze e Ana Zieze Oliveira.
Em 1982 foi aprovado o alvará de licença do gabinete dentário no atendimento aos assistidos dos vicentinos e as crianças do Raiozinho de Sol, inaugurado pelo monsenhor Gilson e padre Leonardo.
Em agosto de 1983, foi concluída a obra da torre da igreja
Em 19 de março de 2024 comemoramos os 90 anos de nossa paróquia com o apoio de nosso pároco padre Rodrigo Dias, a irmandade e toda a comunidade.
Estamos nos preparando para os 500 anos de São Benedito junto a CONISB – Conselho Nacional das Irmandades de São Benedito, com muita devoção e oração ao nosso querido padroeiro da Comunidade de Pilares.
Enquanto capela completaremos 150 anos em 2026.